
Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), e o Ministério da Saúde (MS) promovem neste sábado (13) a segunda edição do Dia E, um grande mutirão de atendimentos à população. A iniciativa, que integra o programa Ebserh em Ação – Agora Tem Especialistas, será realizada simultaneamente nos 45 hospitais universitários federais administrados pela rede em todo o Brasil.
Ao longo do dia, estão previstos mais de 29 mil atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A programação inclui 1,9 mil cirurgias eletivas, 4,5 mil consultas especializadas e 22,7 mil exames e terapias. Os procedimentos contemplam diversas áreas, como cardiologia, ortopedia, oftalmologia e saúde da mulher.
Para dar conta da demanda, a mobilização contará com turnos extras e a atuação direta de mais de 2,5 mil profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros, técnicos e especialistas. Além disso, cerca de 700 estudantes participarão das atividades, totalizando mais de 3,2 mil pessoas envolvidas. O objetivo é unir prestação de serviço à população com formação prática e acadêmica.
Segundo o presidente da Ebserh, Arthur Chioro, o mutirão reforça o papel estratégico da rede na integração entre saúde e educação. “Com a oferta de mais exames, consultas, cirurgias e outros procedimentos, vamos continuar avançando para reduzir o tempo de espera por atendimentos pelo SUS. É mais saúde gratuita e de qualidade para a população, ao mesmo tempo em que oferecemos campo de prática para formação e especialização dos hospitais universitários”, destacou.
Histórico e simbolismo
Em julho, a primeira edição do Dia E resultou em 12.464 procedimentos em todo o país, sendo 10.160 exames, 1.244 consultas e 1.060 cirurgias. No acumulado de 2025, o programa Ebserh em Ação já contabiliza 417 mutirões, realizados em diferentes estados.
A data também carrega um caráter simbólico: o esforço nacional ocorre no mesmo mês em que o Sistema Único de Saúde (SUS) completa 35 anos, marco da saúde pública brasileira.
Sobre a Ebserh
Criada em 2011 e vinculada ao MEC, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares administra atualmente 45 hospitais universitários federais em 25 estados. Além de atender pacientes do SUS, essas unidades desempenham papel fundamental na formação de profissionais de saúde, no desenvolvimento de pesquisas e na produção de inovação médica em parceria com universidades.