Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Tribuna do Sertão procurou analistas políticos que avaliaram as listas de candidatos de cada partido ou federação em Alagoas e estimou o número de cadeiras segundo projeções quantos cada um elegerá e quais os nomes são favoritos em cada uma das agremiações.
Partidos tidos como favoritos no pleito – segundo os especialistas poderão ter um desempenho aquém do planejado. Outros prometem surpresas pelo volume de campanha e a doação do fundo partidário que surpreendeu muita gente do meio pelo alto volume de recursos doados às candidaturas. Isso significa que vai ter gente forte ficando de fora e que a competição está acirrada, como no MDB, no União Brasil e no PSD. Isso significa que nesses partidos a soma da chapa deve ajudar a eleger alguns nomes novos e menos conhecidos, que não tinham tanto favoritismo, em partidos como PT e PV.
Os partidos não citados são aqueles que acreditamos que não elegerão deputados.
A tendência é de redução no número de partidos por conta das mudanças da legislação.
O PP deve fazer três deputados e entre os favoritos estão o presidente da Câmara Arthur Lira, considerado o futuro campeão de votos desta eleição; Daniel Barbosa, filho do prefeito de Arapiraca Luciano Barbosa e Gilvan Barros, quatro vezes ex-deputado estadual e grande empresário na região do centro-oeste do país; João Catunda e Marx Beltrão.
O MDB pode fazer dois federais. Brigam por estas vagas Isnaldo Bulhões Jr., candidato a reeleição, Severino Pessoa que tenta o segundo mandato e Maurício Quintela, ex-deputado e ex-ministro da República.
O União Brasil elegerá um. Entre os nomes mais cotados estão Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, Rodrigo Valença e Simone Andrade.
A federação PT/PV, também pode eleger um. Na disputa Luciano Amaral, o candidato ungido pelo deputado estadual Marcelo Victor e apoiado pela Assembleia. O outro nome é o do deputado Paulão que joga todas as fichas na força do PT e do presidente Lula nesta eleição.
Outras duas vagas estariam sendo disputadas por quatro partidos: Republicanos, PSD, PSDB e PSB.
No Republicanos o deputado Nivaldo Albuquerque é o favorito para sua reeleição seguido por Mosabelle Ribeiro.
No PSD, Teresa Nelma é a estrela do partido em busca da reeleição e terá Alan Balbino como coadjuvante. PSDB tem Pedro Vilela e Régis Cavalcante. E por último o PSB, com o Dr. JHC, irmão do prefeito de Maceió, JHC que tem a força do eleitorado da capital como sustentação de sua campanha.