Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Analistas apontam favoritos de Alagoas na disputa por uma cadeira na Câmara Federal

Tribuna do Sertão procurou analistas políticos que avaliaram as listas de candidatos de cada partido ou federação em Alagoas e estimou o número de cadeiras segundo projeções quantos cada um elegerá e quais os nomes são favoritos em cada uma das agremiações.

Partidos tidos como favoritos no pleito – segundo os especialistas poderão ter um desempenho aquém do planejado. Outros prometem surpresas pelo volume de campanha e a doação do fundo partidário que surpreendeu muita gente do meio pelo alto volume de recursos  doados às candidaturas. Isso significa que vai ter gente forte ficando de fora e que a competição está acirrada, como no MDB, no União Brasil e no PSD. Isso significa que nesses partidos a soma da chapa deve ajudar a eleger alguns nomes novos e menos conhecidos, que não tinham tanto favoritismo, em partidos como PT e PV.

Os partidos não citados são aqueles que acreditamos que não elegerão deputados.

A tendência é de redução no número de partidos por conta das mudanças da legislação.

O PP deve fazer três deputados e entre os favoritos estão o presidente da Câmara Arthur Lira, considerado o futuro campeão de votos desta eleição; Daniel Barbosa, filho do prefeito de Arapiraca Luciano Barbosa e Gilvan Barros, quatro vezes ex-deputado estadual e grande empresário na região do centro-oeste do país; João Catunda e Marx Beltrão.

O MDB pode fazer dois federais. Brigam por estas vagas Isnaldo Bulhões Jr., candidato a reeleição, Severino Pessoa que tenta o segundo mandato e Maurício Quintela, ex-deputado e ex-ministro da República.

O União Brasil elegerá um. Entre os nomes mais cotados estão Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, Rodrigo Valença e Simone Andrade.

A federação PT/PV, também pode eleger um. Na disputa Luciano Amaral, o candidato ungido pelo deputado estadual Marcelo Victor e apoiado pela Assembleia. O outro nome é o do deputado Paulão que joga todas as fichas na força do PT e do presidente Lula nesta eleição.

Outras duas vagas estariam sendo disputadas por quatro partidos: Republicanos, PSD, PSDB e PSB.

No Republicanos o deputado Nivaldo Albuquerque é o favorito para sua reeleição seguido por Mosabelle Ribeiro.

No PSD, Teresa Nelma é a estrela do partido em busca da reeleição e terá Alan Balbino como coadjuvante. PSDB tem Pedro Vilela e Régis Cavalcante. E por último o PSB, com o Dr. JHC, irmão do prefeito de Maceió, JHC que tem a força do eleitorado da capital como sustentação de sua campanha.

Deixe seu comentário: