Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Alagoas ainda registra o pior índice de analfabetismo do país. De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de analfabetismo no Estado caiu, mas, apesar disso, 17,7% dos alagoanos com 15 anos ou mais não sabem ler nem escrever; alagoanos de 65 anos ou mais representam a maior parcela dos não-alfabetizados, sendo 45,59% da população. Em relação a todo o país, esse percentual é mais do que o dobro da média nacional (20,3%).
Além de todas as consequências sociais e econômicas que essa realidade provoca, outro desafio é estimular o hábito da leitura em crianças e adolescentes. A psicóloga e psicopedagoga Carla Dória, explica que a leitura é fundamental no desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças. “A convivência com livros estimula o interesse pelos estudos, auxilia no desenvolvimento do vocabulário… Mesmo com o acesso às novas tecnologias, o contato com o livro físico, em uma sala de leitura, por exemplo, é fundamental para estimular o hábito de ler”, avalia. Carla acrescenta que as escolas têm papel essencial na formação de leitores. “Leitura e escrita andam juntas na construção do conhecimento”, afirma a especialista.
É justamente para estimular esse contato longe das telas, que as crianças assistidas pela Cruz Vermelha em Maceió terão uma nova sala de leitura. Sendo recuperado através de uma parceria com a MRV, maior construtora da América Latina, o espaço, localizado no 1º andar da instituição, receberá mobiliário e equipamentos novos para tornar o ambiente mais atrativo e confortável.
O acervo também será renovado e para isso, a sociedade pode ajudar! Renata Bandarra, gestora de desenvolvimento imobiliário da MRV, explica que as doações podem ser entregues no escritório da construtora, no bairro de Mangabeiras. “Recebemos livros didáticos, paradidáticos, de diversos gêneros literários que estejam em bom estado de conservação. As doações podem ser entregues em nosso escritório, na Av. Comendador Gustavo Paiva, 176, Cruz das Almas. O acesso é fácil. Faremos a triagem do material e em seguida, a entrega para a instituição”, explica.
“Desde que assumimos a gestão da Cruz Vermelha Brasileira, filial de Alagoas, um dos grandes desafios é a recuperação do espaço físico para que possamos prestar serviço de atendimento a comunidade, bem como proporcionar melhores condições para os nossos funcionários e o corpo de voluntários. A parceria da MRV foi fundamental para a revitalização, nos trazendo esperança de implementação de projetos sociais que impactem de maneira positiva a vida dos moradores da cidade de Maceió”, afirma Helenice de Moraes,vice-presidente da Cruz Vermelha Brasileira- Filial de Alagoas.
As doações podem ser entregues de segunda a sábado, no escritório da MRV, em Mangabeiras, em horário comercial.