Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Sequelas pós-covid-19 tem tratamento com a osteopatia

Para algumas pessoas que foram infectadas pelo vírus da Covid-19, a melhora clínica acontece após a fase aguda da doença. Mas, o que tem se tornado mais frequente é o aumento de casos de pessoas com dores intensas no corpo, apresentando condições clínicas novas e persistentes, decorrentes de sequelas que atingem não só o sistema respiratório devido o desenvolvimento de fibrose pulmonar, mas também os sistemas cardiovascular, neuropsiquiátrico, entre outros. Com isso, fica cada vez mais evidente a necessidade de ter uma intervenção, com abordagens integrativas e eficazes contidas na proposta da Osteopatia – procedimento da fisioterapia que auxilia na recuperação da capacidade pulmonar e motora.

O tratamento osteopático busca promover, através de técnicas específicas, a liberação de estruturas que minimizam as dores e tratam as disfunções que causam os sintomas. Segundo o fisioterapeuta Rodrigo Medina, a Osteopatia trata desde dor na coluna, cólica menstrual e até dor de cabeça. Ele explica que, geralmente, as pessoas não associam que estas dores têm relação com a Covid-19. As lesões pulmonares podem apresentar algum tipo de dificuldade para respirar, assim como dores nas costelas, e do lado do pescoço.  “Mais recentemente, tenho atendido muitos pacientes após ter tido a Covid-19 com queixas principalmente de dor torácica e na cervical”, afirma Dr Medina.

O melhor é que o tratamento é manipulativo, não invasivo e livre de medicamentos, além de ser de baixo risco. Pessoas de todas as idades, desde recém-nascidos a idosos, podem se beneficiar com a Osteopatia. Para Júlia Almeida, uma jovem, estudante de medicina, que teve de 20-40% do seu pulmão comprometido em 2021 devido a Covid-19, o resultado com a Osteopatia foi fundamental em sua vida. Ela conta que apesar de estar negativada para o vírus, os sintomas de cansaço, dificuldade para respirar permaneceram. “A sensação que eu tive é que meu pulmão estava tenso, estressado, rígido, com dificuldade para expandir e após o tratamento é como se tivesse tirado os pontos de tensão e relaxado, voltei a respirar muito melhor em apenas uma sessão”, afirma Júlia.

A Osteopatia é uma prática da medicina alternativa que consiste na utilização de técnicas de mobilização e manipulação das articulações e dos tecidos moles, e foi incluída recentemente na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do SUS (PICS). O programa de tratamento é elaborado a partir de uma avaliação, composto por uma série de técnicas que se adequam a situação de cada paciente.

Conheça alguns dos sintomas que podem ser tratados com a Osteopatia: Enxaqueca; Dor nas costas; Dor ciática; Dores no quadril; Lesões relacionadas ao esporte ou ao trabalho; Dor de Cabeça; Dor no pescoço; Problemas funcionais respiratórios; Constipação intestinal; Problemas funcionais digestivos; Cólicas.

Segundo o Ministério da Saúde, pessoas com pós-Covid-19 têm manifestações clínicas novas, recorrentes ou persistentes após o período de infecção aguda pelo novo coronavírus. *Estudo conduzido pela FIOCRUZ Minas apontou que 50% das pessoas diagnosticadas com Covid-19 apresentaram sintomas pós-infecção. Confira matéria no Instituto Butatan*:

https://butantan.gov.br/noticias/sindrome-da-covid-longa-pode-afetar-metade-dos-pacientes-infectados-por-sars-cov-2

Deixe seu comentário: